Um estudo de aplicação do Radar da inovação: o grau de inovação organizacional em uma empresa de pequeno porte do setor Metal-mecânico

Breno Jose Burgos Paredes, Guilherme Alves Santana, André Felipe de Albuquerque Fell

Resumo


Estudos apontam que o esforço realizado para mensurar o grau de inovação em uma organização não é uma tarefa fácil, uma vez que não existe um consenso acerca do modelo mais apropriado para aplicação. Em caso específico sobre mensuração do grau de inovação em empresas participantes do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE, vem sendo aplicado um modelo de diagnóstico chamado Radar da Inovação. Nesse sentido, este artigo analisou o grau de inovação de uma Empresa de Pequeno Porte (EPP) do setor metal-mecânico, localizada na Região Metropolitana de Recife-PE, a partir da aplicação do Radar da Inovação. Para tanto, o referido Radar foi realizado em três momentos distintos, com o intuito de verificar a evolução do grau de inovação organizacional. Para a fundamentação teórica, foi feita uma pesquisa bibliográfica a respeito de inovação em empresas e modelos de mensuração de grau de inovação. Os principais resultados apontaram que, a partir dos diagnósticos aplicados, foi possível sugerir ações inovadoras à EPP, como o desenvolvimento de logotipo e constituição de uma identidade visual, identificação dos principais gargalos na gestão da empresa, criação de novos canais de comunicação com o cliente e elaboração de estratégias para otimizar e padronizar os processos administrativos.

 


Palavras-chave


Inovação em EPP. Radar da Inovação. Setor Metal-mecânico.

Texto completo:

PDF Áudio


DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2014.v4n1.p76-88.137

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN - 2237-4558 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

 

Desde 18/10/2017

 

Licença Creative Commons

Os originais publicados na Navus estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.