Merchandising na visão do consumidor: uma análise da prática do cross merchandising

Taís Pasquotto Andreoli, Taís Irani Oliveira

Resumo


 

O trabalho teve como objetivo analisar a avaliação da prática de cross merchandising na opinião dos consumidores. Procedeu-se, inicialmente, a uma revisão da literatura, focando na discussão acerca do merchandising, sua origem e evolução, seu conceito e sua importância, adentrando à prática de cross merchandising. Tendo a literatura como suporte, adotou-se metodologicamente, uma abordagem quantitativa, de cunho exploratório, realizada por meio de dois levantamentos quantitativos (surveys) junto a 72 e 234 respondentes, respectivamente. Em ambos os casos, a amostra foi não probabilística, selecionada por conveniência. Com isso, foi possível observar que ainda impera uma falta de hábito de planejamento prévio às compras por parte dos consumidores, o que contribui para um maior comportamento impulsivo no momento de decisão. Além disso, observou-se uma boa avaliação das ações de cross merchandising pelos consumidores, mesmo que eles entendam o objetivo e percebam sua influência.


Palavras-chave


Merchandising. Cross merchandising. Comportamento de compra. Consumidor.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


BLESSA, R. Merchandising no ponto-de-venda. São Paulo: Atlas, 2005.

CABRAL, L. S.; GHISLENI, T. S. As ações de merchandising e as transformações no ponto de venda do varejo supermercadista. Temática, v. 14, n. 4, abr. 2018.

CELIA, E. R. Atingindo o consumidor de entretenimento on demand: product placement em House of Cards. LOGOS: Comunicação e Universidade, v. 24, n. 3, 2017.

COSTA, MARCONI F.; PAULA, THAISA S.; ANGELO CLAUDIO F.; FOUTU, NUNO MANUEL M. D. Personalidade da marca, significado do produto e impulsividade na compra por impulso: um estudo em ambiente de shopping center. Recadm, IBEPES - Curitiba/PR, v.16, n. 2, 2017.

FERREIRA, A.; BRASIL AYRES, M.; PAGNOSSIN, L. Ambiente do visual merchandising em lojas de varejo de Santa Maria – RS. Revista sobre Excelência em Gestão e Qualidade, v. 1, n. 1, p. 25-34, out. 2019.

HAIR Jr., J.F.; BLACK, W.C.; BABIN, B.J.; ANDERSON, R.E.; TATHAM, R.L. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HELENA, R. S.; PINHEIRO, A. J. A. Muito além do merchan!. São Paulo: Elversier, 2012.

LAS CASAS, A. L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2012.

LIMEIRA, T. M. V. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2006

NILSEN. Execução consciente: o gatilho certo para atrair os shoppers. Nilsen Imprensa. Disponível em: < https://www.nielsen.com/br/pt/press-releases/2017/execucao-consciente-o-gatilho-certo-para-atrair-os-shoppers/. Acesso em: 10 maio 2019.

PINHO, J. B. Comunicação em Marketing. Campinas: Papirus, 2006.

SILVA, J. C. Merchandising no varejo de bens de consumo. São Paulo: Atlas, 1990.

TOTA, J.; COLUCCI, N. Gestão de Marketing no Varejo: A força do merchandising para o varejo moderno. São Paulo: 2003.




DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-13.1276

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN - 2237-4558 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

 

Desde 18/10/2017

 

Licença Creative Commons

Os originais publicados na Navus estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.