Aceitabilidade dos tecnólogos no mercado de trabalho: a realidade da microrregião de Chapecó/SC

Humberto Tonani Tosta, Fábio Martins Moreira, Adriano Moraes, Dayane da Silva Wolmann, Lenusa Paulina Biazin, Lilian Michele Jung, Sirlei Zanco Regoso, Reginaldo José da Silva

Resumo


Análise das características do mercado de trabalho e, especificamente, investigação da demanda por profissionais de gestão de nível superior tecnológico na microrregião de Chapecó, situada a oeste do estado de Santa Catarina. Estudo de abordagem qualitativa e quantitativa e, quanto aos fins, caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva. A análise dos dados utilizou a estatística descritiva e interpretações qualitativas. A pesquisa apontou a demanda por profissionais de gestão de pessoas, processos gerenciais, tecnologia da informação, gestão financeira, gestão da qualidade, gestão comercial e logística. Os resultados sinalizam o interesse entre os empresários, especialmente nas indústrias, pela modernização e pela busca de vantagem competitiva por meio da contratação de profissionais capacitados.

 


Palavras-chave


Mercado de trabalho. Profissionais de nível superior tecnológico. Indústrias da microrregião de Chapecó.

Texto completo:

PDF Áudio

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN - 2237-4558 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

 

Desde 18/10/2017

 

Licença Creative Commons

Os originais publicados na Navus estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.