Capacidade de inovar em STARTUPs: Uma abordagem sob a ótica da orientação para aprendizagem

Marcos Luiz Lins Filho, Adrianne Paula Vieira de Andrade, Gilson Gomes da Silva

Resumo


Diante de um mercado cada vez mais competitivo, a inovação passa a ser um mantra do negócio. Isso é evidente no contexto das startups, empresas nascentes de base tecnológica que estão alterando modelos de negócios. Esse trabalho surge a partir da reflexão sobre antecedentes da capacidade de inovar em startups. O objetivo desse artigo é compreender como os elementos da aprendizagem organizacional contribuem para a capacidade de inovação das startups. A pesquisa é exploratória com abordagem qualitativa. Foram realizadas três entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o compartilhamento de conhecimentos intraorganizacionais, a mente aberta e o compromisso com a aprendizagem foram os aspectos mais evidenciados nas falas dos entrevistados. Foi destacada uma tendência de compartilhamento a partir do uso de métodos mais ágeis e interativos, como diálogos, interações informais por meio da difusão de conhecimentos no ecossistema colaborativo. Os empreendedores estão atentos a novas ideias, a lacunas do mercado e estimulam iniciativas dos funcionários que gerem inovações. A visão compartilhada foi o construto menos enfatizado nos relatos dos entrevistados.


Palavras-chave


Capacidade de Inovar. Startups. Inovação. Orientação para aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-21.1095

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