O papel exercido pela mulher nos estabelecimentos comerciais de um shopping center: um estudo comparativo com relação à atuação feminina no comércio de rua, em Tubarão
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2013.v3n1.p61-73.107Palavras-chave:
Gênero. Mulher. Shopping. Comércio de rua.Resumo
Este artigo destaca os resultados obtidos no Projeto de Iniciação Científica da Faculdade Senac Tubarão 2012, cujo objetivo foi perceber o perfil das mulheres que trabalham nas lojas integrantes do shopping center local (Farol Shopping). Em um segundo momento, faz-se um comparativo entre a análise dos dados coletados na pesquisa de 2012 com os resultados obtidos no PIC Senac em 2011, no qual se investigou o papel da mulher que atua no comércio de rua do Centro de Tubarão. Para tanto, as diferenças existentes entre os dois tipos de comércio (shopping e comércio de rua) serão apresentadas. Questões relativas às diferenças entre os gêneros feminino e masculino (culturais e no mercado de trabalho) serão também abordadas no trabalho. Em seguida, será exposta a metodologia e os resultados alcançados: o perfil de gestoras e colaboradoras das lojas do shopping, bem como o comparativo com o estudo realizado no comércio de rua do Centro de Tubarão. No que tange à metodologia, o artigo apoia-se em pesquisa bibliográfica e na pesquisa-diagnóstico, realizada no Farol Shopping. Percebeu-se, nesse contingente, que as colaboradoras atuantes no shopping têm idades entre 20 e 25 anos, sendo mais jovens do que as que trabalham no comércio de rua referente à pesquisa de 2011. Dentre as gestoras, tal realidade se repete; elas estão na faixa etária de 20 a 30 anos, têm, em parte, escolaridade maior e menor tempo de atuação na área do que as gestoras das lojas de rua entrevistadas na pesquisa anterior.
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