A mídia espontânea no entretenimento: Um estudo de caso da série The Umbrella Academy

Josi Nicoski Flores, Diego Piovesan Medeiros

Resumo


Este trabalho procura identificar como a mídia espontânea gerada pelos fãs de um produto de entretenimento pode gerar amplitude para o mesmo, utilizando a série The Umbrella Academy como estudo de caso. No referencial teórico foram utilizados estudos sobre os tipos de mídia, o entretenimento, a definição dos pontos de contato e como aparecem no entretenimento, além do comportamento do consumidor, abrangendo o consumidor como fã, com autores como Kotler (2000), Wheeler (2012) e Jenkins (2009). A análise busca identificar diferentes tipos de mídia espontânea, levantando publicações e ações geradas pelo público da série na internet, em diferentes mídias sociais, relacionando-as como pontos de contato da série. Assim, o resultado da análise que é composta pelo levantamento de mídia proprietária e paga utilizada pela Netflix para a divulgação da série, assim como a mídia espontânea gerada pelos fãs, reforçam a relação dos pontos de contato ao produto de entretenimento, ampliando seu universo de divulgação.


Palavras-chave


Entretenimento. Pontos de contato. Mídia espontânea.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


AL. I think we're alone now. Depok, 23 de fev. 2019. Instagram: @altheweirdguy. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BuN9xyDAoei/. Acesso em: 4 maio 2019.

BAN. Cosplay dos personagens de The Umbrella Academy. Carolina do Norte, 29 de mar. 2019. Instagram: @ban.cos. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BvmwqBCH29m/. Acesso em: 4 maio 2019.

BLUME, Marcelo. Promoção, propaganda e mídia. Ijuí: Editora Unijuí, 2009. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/195/Promo%C3%A7%C3%A3o,%20propaganda%20e%20m%C3%ADdia.pdf?sequence=1 Acesso em: 17 mar. 2019.

CANFIELD, Daniel de Salles; GALLON, Shalimar; CORTE, Vitor Francisco Dalla. O Design Thinking na jornada do consumidor em uma steakhouse no Brasil. Piracicaba: Caderno Profissional de Marketing - UNIMEP, 2017. Disponível em: https://www.cadernomarketingunimep.com.br/ojs/index.php/cadprofmkt/article/view/79/89. Acesso em: 8 abr. 2019.

CHINEM, Rivaldo. Marketing e divulgação da pequena empresa: como o pequeno e o microempresário podem chegar à mídia. São Paulo: Senac, 2017. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=gsk-DwAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 13 de março de 2019.

CINEMA, Adoro. The Umbrella Academy: Poster. [S. l.: s. n.], 9. dez. 2018 Disponível em: http://www.adorocinema.com/series/serie-22367/foto- detalhada/?cmediafile=21576648. Acesso em: 5 maio 2019.

COVRE, Giulia. The Umbrella Academy. [S. l.: s. n.], 6 jul. 2017. Disponível em: https://www.papelpop.com/2017/07/hq-de-gerard-way-do-my-chemical-romance-pode- virar-serie-da-netflix/the-umbrella-academy/. Acesso em: 5 maio 2019.

DICIO. Dicionário Online de Português, definições e significados de mais de 400 mil palavras. Todas as palavras de A a Z. Disponível em: https://www.dicio.com.br/ Acesso em: 11 abr. 2019.

DWIMPLEPEEN. Hello Goodbye. Alemanha, Nova Jersey, 14 de mar. 2019. Instagram: @genovere. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BvAJKTHHzSc/. Acesso em: 4 maio 2019.

ESTRADA, Carmen Valentina. Umbrella Fam. Montreal, 10 mar. 2019. Instagram: @carmenvalentina. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Bu1mqGHlQ9X/. Acesso em: 4 maio 2019.

FACEBOOK. The Umbrella Academy - Pesquisa do Facebook. 2019. Disponível em: https://www.facebook.com/search/groups/?q=the%20umbrella%20academy&epa=SERP_TAB. Acesso em: 4 maio 2019.

FERRARI, Pollyana. A força da Mídia Social: interface e linguagem jornalística no ambiente digital. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.

GANIKO, Priscila. Umbrella Academy ganha novos pôsteres focados em personagens: Nove pôsteres no total. [S. l.: s. n.], 5 out. 2018. Disponível em: https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/umbrella-academy-posteres/. Acesso em: 28 abr. 2019.

GASPARY, Marianne Barbosa. Design de pontos de contato: a experiência de marca na área de moda. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/95530. Acesso em: 8 abr. 2019.

GOOGLE TRENDS. Pesquisa do termo “The Umbrella Academy”. Disponível em: https://trends.google.com/trends/explore?date=2018-01-12%202019-03-31&q=The%20Umbrella%20Academy. Acesso em: 28 abr. 2019.

IGN. Umbrella Academy: What Happened to Ben?. 2019. (6m13s). Disponível em: https://youtu.be/ZwP3Ukq_KFQ. Acesso em: 4 maio. 2019.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JHU. Ilustração do personagem Cinco da série The Umbrella Academy. Rússia, 6 de mar. 2019. Instagram: @jhuffizi. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BurY_psF9dc/. Acesso em: 4 amio 2019.

JORDAN, Peter. Umbrella Academy: Netflix não precisa da Marvel. 2019. (9m55s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TIvor5OooFE&t=3s. Acesso em: 4 maio 2019.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KREUSER, Natalia. The Umbrella Academy Final Explicado + 2ª Temporada. 2019. (5m14s). Disponível em: https://youtu.be/qZMHY-rkDjQ. Acesso em: 4 maio 2019.

MIKA. Best. Funeral. Ever. Chicago, 25 de mar. 2019. Instagram: @_putrid. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BvcGWXqDwPA/. Acesso em: 4 maio 2019.

ONESMOLHURT. Hello Goodbye. Alemanha, 9 de mar. 2019. Instagram: @onesmolhurt. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BuzP3Fcnzks/. Acesso em: 4 maio 2019.

PALACIOS, Fernando. TERENZZO, Martha. O guia completo do Storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.

PEREIRA, Vinicius Andrade. Entretenimento como Linguagem e Multissensorialidade na Comunicação Contemporânea. Manaus: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/R8-1691-1.pdf. Acesso em: 17 mar. 2019.

PRICEWATERHOUSECOOPERS BRASIL. 19° Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2018-2022. Brasil, 2018.Disponível em: https://www.pwc.com.br/pt/outlook-18.html. Acesso em: 01 abr. 2019.

RAUEN, Fábio José. Roteiros de iniciação científica: os primeiros passos da pesquisa científica desde a concepção até a produção e a apresentação. Palhoça: UNISUL, 2015.

ROCHA, Rose de Melo; CASTRO, Gisela G. S.. Cultura da mídia, cultura do consumo: imagem e espetáculo no discurso pós-moderno. Rio de Janeiro: Revista LOGOS, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/361. Acesso em: 23 mar. 2019.

SABBAGA, Julia. The Umbrella Academy | Jogadora Marta entra para família em comercial. 20 de fev.2019. Disponível: https://www.omelete.com.br/series-tv/the-umbrella-academy-jogadora-marta-entra-para-familia-em-comercial. Acesso em: 28 abr. 2019.

SCHIFFMAN, Leon G. KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2000.

SERY. Ilustração do personagem Seis da série The Umbrella Academy. Depok, 19 de fev. 2019. Instagram: @ghostdog.s. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BuFHK39HgEN/. Acesso em: 4 de mai. 2019.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a Midia?. São Paulo: Edições Loyola Jesuítas, 1999.

STAR WARS. Meet the winners of the Star Wars fan awards 2018!. 12 de dez. 2019. Disponível em: https://www.starwars.com/news/meet-the-winners-of-the-star-wars-fan-awards-2018. Acesso em: 28 abr. 2019.

THIEL, Cristiane Rocha. Leads: Mídia Própria, Paga e Espontânea. 2019. Disponível em: https://cristianethiel.com.br/leads-midia-propria-paga-e-espontanea/. Acesso em: 17 mar. 2019.

THE UMBRELLA ACADEMY. Instagram: @umbrellaacad. 2019. Disponível em: https://www.instagram.com/umbrellaacad/. Acesso em: 8 abr. 2019.

THETHINGS. The Umbrella Academy The Biggest Differences Between The Netflix Show And The Comics. 2019. (6m42s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DiduN9NFhms&t. Acesso em: 4 maio 2019.

UMBRELLA ACADEMY. Twitter: @UmbrellaAcad. 2019. Disponível em: https://twitter.com/UmbrellaAcad. Acesso em: 8 abr. 2019.

UMBRELLA ACADEMY. Facebook: Umbrella Academy. 2019. Disponível em: https://www.facebook.com/NetflixUmbrellaAcademy/. Acesso em: 8 abr. 2019.

UNILEVER. Unilever Brasil. 2019. Página inicial. Disponível em: https://www.unilever.com.br/. Acesso em: 17 mar. 2019.

UOL. Nada de pausa: post misterioso de Marta não passa de ação da Netflix. São Paulo, 20 de fev. 2019. Disponível em: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2019/02/20/nada-de-pausa-post-misterioso-de-marta-nao-passa-de-acao-da-netflix.htm. Acesso em: 28 abr. 2019.

VERONEZZI, José Carlos. Mídia de A a Z: conceitos, critérios e fórmulas dos 60 principais termos de mídia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca. Porto Alegre: Bookman, 2012.

XAVIER, Adilson. Storytelling. 1. ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2015.




DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-23.1065

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN - 2237-4558 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

 

Desde 18/10/2017

 

Licença Creative Commons

Os originais publicados na Navus estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.